!-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

23 de abril de 2009

Talking About Short Films #16 | Frankenweenie

O mestre Tim Burton, que já deu as caras nessa seção com o curta "Vincent", reaparece aqui dessa vez com o curta "Frankenweenie", que recentemente recebeu carta branca da Disney para um remake, que está previsto para ser lançado em 2011. O anúncio do lançamento foi feito na ShoWest 2009, um dos eventos mais prestigiados pelo grandes profissionais da área de cinema. Pra quem não sabe, é nesse evento que as novidades envolvendo o mundo cinematográfico são divulgadas, ou seja, qualquer empresário a fim de se preparar antecipadamente para as estréias de filmes ou até para saber o que há de novo em termos de tecnologia, serviços e produtos cinematográficos devem fazer desse um evento "must-attend".

Mas então, voltando ao curta da vez. "Frankenweenie" conta a história de um garoto chamado Victor que gostava de criar filmes com seu cachorro Sparky. Depois que o cachorro foi atropelado por um carro, o garoto aprende na escola sobre o resultado dos impulsos elétricos nos músculos e decide que, dali para frente, reviver seu cão será o seu principal objetivo. O curta foi filmado originalmente em 1984, conta com atores reais (entre eles Shelley Duvall e Sofia Coppola), mas segundo o diretor na época foi tudo muito limitado pelo baixo orçamento. Porém isso não impediu que o excelente trabalho do diretor já pudesse ser notado no resultado final.

Essa será o terceiro longa trabalhado em forma de animação dirigido por ele, antes ele fez “O Estranho Mundo de Jack” e “A Noiva-Cádaver”. "Frankenweenie", além de ser em stop-motion terá cenas em 3D. E vale lembrar que Burton atualmente trabalha na adaptação live-action de “Alice no País das Maravilhas”, previsto para 2010.

p.s.: infelizmente não encontrei o curta legendado, essa é a versão original em inglês, mas é bem fácil de entender, mesmo para quem não tem muito domínio da língua, eu recomendo!

Frankenweenie - Part 1



Frankenweenie - Part 2



Frankenweenie - Part 3


Direção: Tim Burton
Roteiro: Leonard Ripps e Tim Burton
Ano: 1984
Duração: 29 min
País: EUA

Elenco: Shelley Duvall, Daniel Stern, Barret Oliver, Joseph Maher, Roz Braverman, Paul Bartel, Sofia Coppola, Jason Hervey, Paul C. Scott, Helen Boll, Rusty James.

Produção: Rick Heinrichs e Julie Hickson
Música Original: Michael Convertino e David Newman
Fotografia: Thomas E. Ackerman
Edição: Ernest Milano
Direção de Arte: John B. Mansbridge e Roger M. Shook
Maquiagem: Marvin J. McIntyre, Connie Nichols e Robert J. Schiffer
Assistentes de Direção: Scott Cameron e Richard Learman
Departamento de Arte: Gary Antista e Tim Burton
Efeitos Especiais: Allen Gonzales, Hans Metz e Roland Tantin
Figurino: Sandy Berke Jordan, Milton G. Magnum e Jack Sandeen

4 comentários:

Kamila disse...

Tim Burton é mestre e vou assistir aos curtas, que devem ser bem legais.

Anônimo disse...

wow!

Valeu a dica. Verei em breve e volto aqui pra comentar.

Wally disse...

Tim Burton sempre merece uma espiada. "Vincent" é brilhante. Vou baixar esse.

Ciao!

Vinícius P. disse...

Os curtas do Tim Burton sempre são muito bacanas e acho que desde essa época o diretor já demonstrada um enorme talento para histórias desse tipo.