!-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

20 de novembro de 2008

Talking About Short Films #6 | Vincent

Dando continuidade a essa linha de animações que ultimamente eu tenho seguido aqui no blog, depois de notícias sobre a categoria no Oscar e uma simples homenagem aos profissionais da área, vim aqui hoje para 'divulgar' (se é que precisa de alguma divulgação), o primeiro curta-metragem do Tim Burton. O que que tem a ver uma coisa com a outra? Entao, acho que não muita novidade a relação íntima que o diretor tem com o gênero e coincidentemente ou não o primeiro curta do cara foi uma animação. Pois é! O primogênito de Bill Burton e Jean Erickson , que descreve a infância como peculiar, imaginativa e perdida em seus próprios pensamentos. achava a vida doméstica e a escola difícil e fugia da realidade lendo os livros sombrios de Edgar Allan Poe e assistindo a filmes de terror de baixo-orçamento (que mais tarde homenagearia com o longa Ed Wood).

Após o colegial, ele ganhou uma bolsa da Disney para estudar no Instituto das Artes da Califórnia em Valencia, Califórnia. Estudou Animação por três anos e foi então contratado pelo Walt Disney Studios como aprendiz de animador. Na década de 80 ele trabalhou no desenho "O cão e a Raposa" mas estava insatisfeito com a direção artística do filme. E o que ele fez? Decidiu trabalhar na sua própria animação. Ele criou e dirigiu "Vincent", um curta de animação com o personagem principal baseado no ator Vincent Price (outra figura cinematográfica de importância na infância de Burton, cuja filmografia influenciaria a carreira do diretor).

E somente após 20 anos mais tarde, aproximadamente, o diretor resolve trabalhar em seu primeiro longa de animação, "A Noiva Cadáver", que arrecadou mais de 50 milhoes de dólares, em 10 semanas de exibição nos EUA e inclusive recebeu uma indicação ao Oscar de "Best Animated Feature Film of the Year". Atualmente ele trabalha numa versão live-action do filme "Alice no País das Maravilhas" que será produzido pela Disney, e que conta com um excelente elenco de grandes nomes, como Johnny Depp, Helena Bonham Carter (esposa dele), Anne Hathaway, além da excelente Mia Wasikowska, em seu primeiro grande papel no cinema depois de arrasar na primeira tempora de "In Treatment". Ansioso demais por isso, mas por hora deixo vocês com "Vincent". Assistam que vale a pena!

"Vincent" (1982)
Conta a história de Vincent Malloy, um garoto de 7 anos que quer ser como Vincent Price. A narração é do próprio Price. Legendas em português.



Direção e Roteiro: Tim Burton
Ano: 1982
Duração: 6 min
País: EUA

Elenco:
Vincent Price (Voz)

Ficha técnica:
Produção: Rick Heinrichs
Fotografia: Victor Abdalov
Design gráfico: Tim Burton
Direção de Arte: Rick Heinrichs
Música: Ken Hilton
Assistente de Direção: Stephen Chiodo
Assistentes de Produção: Stephen Chiodo

4 comentários:

Anônimo disse...

Este curta eu já conhecia! :-) Tinha assistido em um programa especial sobre o Tim Burton! "Vincent" é bem legal!

Bom final de semana!

Anônimo disse...

Não conhecia esse curta e gostei bastante, o diretor já mostrava ter talento nessa época - inclusive com uma característica um tanto "sombria" que permaneceu ao longo de sua carreira.

Anônimo disse...

Se é de Burton, vale a pena ver. Já estou baixando. Depois volto e comento. ;)

Ciao!

Marcel Gois disse...

Kamila, realmente, bem legal né?! faz um tempo que vi também, mas achei oportuno o momento para postar. =D
Bom Final de Semana!

Vinicius, pois é, e isso mostra a personalidade do diretor, que sempre se mantém fiel às suas raízes.

Wally, sem dúvidas vale a pena! Espero sua opinião sobre o curta. =D