!-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

8 de novembro de 2008

Talking About Short Films #5 | Dia Internacional da Animação

A Animação refere-se ao processo segundo o qual cada fotograma de um filme é produzido individualmente, podendo ser gerado quer por computação gráfica quer fotografando uma imagem desenhada quer repetidamente fazendo-se pequenas mudanças a um modelo, e fotografando o resultado. Quando os fotogramas são ligados entre si e o filme resultante é visto a uma velocidade de 16 ou mais imagens por segundo, há uma ilusão de movimento contínuo (por causa da persistência de visão). O desenvolvimento da animação digital aumentou muito a velocidade do processo, eliminando tarefas mecânicas e repetitivas.

Em 28 de Outubro de 1892 (3 anos antes do cinematógrafo ser apresentado pelos irmãos Lumiere) Emile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas do mundo. Foi para comemorar esta data que a Associação Inernacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou um evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. Esse ano o evento do Dia Internacional da Animação foi realizado em 51 países.

A nível de curiosidade:
- O primeiro desenho animado em um projetor de filmes moderno foi "Fantasmagorie" do diretor francês Émile Courtet, projetado pela primeira vez em 17 de Agosto de 1908 no 'Théâtre du Gymnase', em Paris.

- Foi na Argentina onde surgiu o primeiro filme de longa-metragem animado El Apóstol (1917) do Argentino Quirino Cristiani.

- No Brasil, a história da animação é recente. Na década de 50 o primeiro longa-metragem de animação foi feito no País. "Sinfonia Amazônica", produzido por Anélio Lattini Filho em 1953. Filmado em preto e branco, demorou 6 anos para ser concluído pois foi realizado unicamente por Anélio Lattini, sem a ajuda de nenhum outro desenhista. Só em 1960 a animação passa a ter presença regular na publicidade e surgem os primeiros profissionais da área.


Eu sei que estou um pouco atrasado para falar disso, mas acho que ainda está valendo! O que importa é a intenção e para deixar o post ainda mais legal aí vão alguns dos curtas exibidos na Mostra de Animação desse ano:

"Balloons" (2007)
Dois homenzinhos flutuam livremente pelo azul infinito do céu amarrados a balões. Eles então decidem que o céu pertence a si.




Diretor: Jonas Brandão
Técnica de Animação: 2D
Duração: 01'22''
São Paulo/SP


"Rua das Tulipas" (2007)
Um grande inventor acostumado a criar soluções para todos os moradores de sua rua, a Rua das Tulipas, após ver a felicidade de todos seus vizinhos, descobre que ainda faltava a felicidade de uma pessoa.



Diretor: Alê Camargo
Técnica de Animação: 3D
Duração: 15'08''
Brasília/DF


"Tyger" (2006)
Um enorme tigre aparece em uma cidade para revelar a realidade de uma noite que poderia ter sido como qualquer outra.



Diretor: Guilherme Marcondes
Técnica de Animação: Digital e Bonecos
Duração: 04'30''
São Paulo/SP

Fica aí então a homanagem do Talking About Movies a todos os profissionais da área!
Parabéns pelo excelente trabalho.

Fonte: Wikipédia.

3 comentários:

Sergio Deda disse...

Maluco... vc foi lah no cinemark ver aquela mostra?

flwss

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto, Marcel! Aprendi várias coisas novas sobre a animação. :-)

Marcel Gois disse...

Serginho, não nem deu pra ir, tava na faculdade.

Kamila, valeu! =D

E galera, não esqueça de assistir as animações, são todas ótimas, especialmente "Tyger".