!-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

6 de novembro de 2008

Season Premieres #7 | Keep the Magic Secret

Como fã confesso de magia em geral e, em especial, de Merlin e da história de Arthur, Camelot, Morgana e cia, essa foi uma estréia que chamou minha atenção já pelo título. Entretanto, essa é uma história de Camelot como você nunca viu, levando muito a sério o conceito de livre adaptação, criando uma trama que eu nunca teria pensado pra história - levando em conta, inclusive, a quantidade de versões que eu mesmo já encontrei pra ela: com ou sem cavaleiros da távola redonda, com Morgana boa ou má, entre outras. Sem spoilers, o que se pode dizer é que esta é a história do Mago mais famoso do Reino Unido (ok, talvez ultrapassado por Harry Potter ultimamente), a la "Smallville" - começando com a chegada de Merlin (Colin Morgan) a Camelot a mando da mãe, que não sabe como lidar com seus poderes e tem medo de o garoto ser perseguido na cidade pequena onde mora, até mesmo por ele ser, como é mostrado no decorrer do piloto, sem papas na língua.

Ele chega a cidade bem na hora de uma execução a mando do rei de um homem acusado de bruxaria, mostrando os problemas pelo qual terá que enfrentar. Ele vai de encontro ao médico da corte, amigo de longa data de sua mãe, que o acolhe. E daí em diante, os personagens vão se apresentando e a coisa vai ficando, hm, diferente. Digo logo que não dá pra esperar atuações de "Oscar" ou nada parecido, mas a trama me prende do inicio ao fim, principalmente por ser tão completamente diferente e, logo, imprevisível.

*****************************************

Vamos aos spoilers:

- De cara, esqueça Excalibur. Afinal, Arthur nasceu um príncipe, filho do rei Uther. Prepotente, arrogante e, pasmem, aparentando ser mais velho que Merlin. Ao final do episódio, Merlin vira criado do mesmo, ao salvar sua vida de uma feiticeira - mãe do mago executado no inicio do episodio.
- Morgana, uma mera moradora do castelo, tem o rei como seu tutor e, aparentemente, não é irmã de ninguém e não mostra nenhum conhecimento mágico. Não fica claro também se é boa ou má, apesar de condenar a execução no começo do piloto.
- Gwinevere - ou Gwen, para os íntimos - é a criada de Morgana, uma negra que mostra alguma tensão sexual com Merlin e, inclusive, chega a dizer, cheia de desprezo: quem no mundo gostaria de casar com Arthur?
- Merlin descobre que há um Dragão preso no subsolo do castelo, que possui conhecimentos de magia e funcionará, pelo visto, como uma espécie de Oráculo de Matrix para o jovem. Depois disso tudo, eu posso esperar qualquer coisa. Quem sabe daqui a pouco Lancelot não aparece sendo o bobo da corte que tem um caso gay com o Rei?

fim de spoilers

**********************************************

Isso tudo no primeiro episódio. Preciso concordar que tudo fica meio bizarro, mas por alguma razão desconhecida, eu preciso ver o segundo episódio. Esse negócio de livre adaptação ao extremo me deixou muito curioso. E os efeitos especiais não são tão ruins at all, me parecem bem razoáveis até. Enfim, vou lá ver o segundo.

See ya!

3 comentários:

Anônimo disse...

Breno, acho que este é o tipo de série que não vou gostar muito! :-)

Bom final de semana!

Anônimo disse...

Todos estão falando muito bem de "Merlin", por isso mesmo estou curioso para saber se é boa mesmo. Só espero que não seja algo tosco estilo "Tin Man"...

Anônimo disse...

Merlin é uma série boa, mas acho que você tem de ter paciência para assistir, eu meio que esqueço da série, e acabo ficando uns "par" de episódios atrasados. Mas, não deixa de ser boa.
-------
Vi Kath and Kim!