!-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

13 de dezembro de 2008

Oscar News #5

Tudo começou em 1979 com “O Franco Atirador”, um ano depois veio a segunda indicação por “Kramer VS. Kramer” e consequentemente a primeira vitória. Dois anos depois outra indicação por “A Mulher do Tenente Francês”, e no ano seguinte a 4ª indicação e 2ª vitória com “A Escolha de Sofia”. Em 84 foi com “Silkwood - O Retrato de uma Coragem”, em 86 com “Entre dois amores”, em 88 com “Ironweed”, no ano seguinte com “Um Grito no Escuro”, depois por “Lembranças de Hollywood” em 91, “As Pontes de Madison” em 96, “Um Amor Verdadeiro” em 99, “Música do Coração” em 2000, “Adaptação” em 2003 e mais recente, 2006, com “O Diabo Veste Prada”. E indo agora para a 15ª com “Doubt”.

A essa altura todo mundo já sabe de quem eu estou falando, mesmo sem foto dela aqui do lado para ilustrar, era fácil de adivinhar, não só pelos conhecidos papéis nos filmes citados, mas pela extensa lista de indicações ao Oscar, sendo a recordista no número de indicações. 25 anos se passaram desde que Meryl Streep ganhou o segundo dos dois Oscars dela, será que não já passou da hora de quebrar esse jejum de Oscar? Estou aqui na minha fiel torcida e mal posso esperar pra assistir ano que vem, pela primeira vez, a Meryl discursando os seus agradecimentos no palco do Oscar, sim por que há 25 anos eu nem sonhava em nascer, então nunca a vi levando um homenzinho dourado pra casa. A Winslet que me desculpe mas Lead Actress já tem minha torcida desde cedo, e olha que as indicações nem foram anunciadas ainda! rs


*****

E continuando no assunto Meryl ainda, achando pouco o título de recordista no Oscar, ela agora é também a recordista de indicações ao Globo de Ouro. Com a dupla indicação esse ano por “Doubt” e “Mamma Mia”, Streep completa 23 indicações, passando o antigo recordista, Jack Lemmon, com 22 indicações e 4 vitórias em 40 anos. Streep, em três décadas conseguiu 23 indicações e 6 vitórias.

Ela divide com o Jack Nicholson (17 indicações e 6 vitórias) o recorde de vitórias.
Será que esse ano de uma cajadada só ela matará dois coelhos? Tornando-se também a recordista de vitórias? É esperar para ver!


*****

E o Heath Ledger hein? Já foi indicado ao Golden Globe, ao Satellite Awards, já ganhou os prêmios da crítica de LA e Washington, o National Board of Reviews, e mais recente o AFI International Award for Best Actor. A atuação vem arrebatando todos os prêmios que recebeu indicação até agora, será que isso significa reais chances de um raro reconhecimento póstumo no Oscar. Em 80 anos de história um único ator recebeu esse reconhecimento: foi o Peter Finch, por "Rede de Intrigas", de 1976. Massimo Troisi até chegou a ser nomeado pela sua atuação em "O Carteiro e o Poeta" em 96, mas perdeu a estatueta para Nicolas Cage (Despedida em Las Vegas). As especulações sobre o possível prêmio para Ledger começaram em julho e agora com a indicação recebida para o Globo de Ouro tem tudo para se concretizar, pelo menos a indicação. Sim, pelo menos, por que além da raridade que é receber um Oscar póstumo, o Ledger ainda precisa enfrentar o fato de que o filme é um blockbuster, o tipo de filme que Hollywood raramente contempla quando distribui seus prêmios máximos. Já discuti aqui sobre essa questão dos blockbusters no Oscar, e concordo com o reconhecimento, desde que o filme tenha qualidade suficiente para isso, o que com certeza é o caso de "O Cavaleiro das Trevas" e com certeza também é o caso da atuação do Heath Ledger. Eu particularmente ainda não tenho um favorito nessa categoria até por que não vi os outros possíveis indicados, porém com a transição do Philip Seymour Hoffman para Supporting Actor, o Heath corre sérios riscos de perder não só a minha torcida como também a estatueta!

*****

Anunciado os competidores que tentarão uma vaga na categoria de Efeitos Visuais:

Austrália”
“As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian”

“Cloverfield - Monstro”

“O Curioso Caso de Benjamin Button”

“Batman - O Cavaleiro das Trevas”

“O Dia em que a Terra Parou”

“Hancock”
“Hellboy 2: O Exército Dourado”
“O Incrível Hulk”
“Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal”

“Homem de Ferro”

“Viagem ao Centro da Terra - O Filme”
“A Múmia: Tumba do Imperador”
“007 - Quantum of Solace”

“As Crônicas de Spiderwick


*****

Quem acompanha essa coluna aqui no blog, sabe que há mais ou menos um mês atrás eu publiquei aqui que a trilha sonora de "Batman - O Cavaleiro das Trevas" tinha sido oficialmente desclassificada da disputa. Então, acontece que essa semana andaram dizendo que a Academia voltou atrás na decisão e decidiu que Hans Zimmer e James Newton Howard agora poderão competir na categoria de trilha original. Bruce Davis, diretor executivo da AMPAS, deu uma declaração ao LA TIMES dizendo que vê o prêmio nessa categoria da mesma forma que vê na categoria de fotografria e direção, onde a premiação vai para um único profissinal, e não como na de efeitos visuais, por exemplo, que vai para mais de um profissional. Hans Zimmer, sete vezes indicado na categoria, vencendo com "O Rei Leão", rebateu no mesmo LA TIMES dizendo que "os valores do oscar vem sendo apagado por regras e regulamentos limitados e desnecessários. O comitê executivo não deveria excluir o trabalho de pessoas por causa de questões insignificantes. Especialmente hoje, com todos esses novos métodos de trabalho e novas tecnologias, a Academia precisa mudar, eles precisam se manter atual se querem continuar relevantes".

*****

E só para encerrar esse post... Encontrei esse fake pôster no site da Variety, provavelmente um fan-made. A quinta temporada de Entourage já foi encerrada e em breve farei meu comentário aqui sobre ela, que btw, foi uma ótima temporada! Mas voltando ao postêr, esse é o filme que o Vince tanto luta para conseguir entrar, depois de amargar o fracasso no seu filme anterior, Medelin, ele é rebaixado a estrela de quinta, em Hollywood, chegando ao ponto de cantar e dançar em festa de 15 anos. Entrar em um projeto grande seria a chance de uma reviravolta, é quando aparece para ele o roteiro de Smoke Jumpers, os estúdios adoram a idéia mas descarta a possibilidade do Vince atuando no longa, o problema agora é convecê-los de que ele é a pessoa certa para o papel coadjuvante. Muita coisa acontece daí pra frente e pare de ler aqui se nao quiser ler spoiler sim, ele consegue entrar no filme, mas consegue também ser demitido do filme pelo próprio diretor! É quando a briga volta para os chefões dos estúdios, que cortam as verbas do filme, obrigando a produção a parar. Porém, por incrível que pareça, é com a ajuda desse filme, que não foi concluído, que ele consegue o trabalho que pode mudar a vida dele! Mas isso é história para a próxima temporada. Mal posso esperar.

E btw, o fake poster é dedicado a nossa amiga blogueira, Kamila, que tem uma paixonite aguda pelo Edward Norton! rsrsrs

9 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada pela dedicatória, Marcel! Eu já tinha este pôster salvo e queria muito que o Edward participasse de um episódio de "Entourage". Parece que ele é amigo dos produtores e, quem sabe, ele não faz uma pontinha??? ;-)

Eu também estou na torcida para a Meryl e, apesar da forte concorrência, continuo firme no palpite de que ela vencerá o Oscar de Melhor Atriz.

Meus palpites para a categoria de efeitos visuais: The Curious Case of Benjamin Button, The Day The Earth Stood Still e Journey to the Center of the Earth.

Pedro Henrique Gomes disse...

Acho que o Ledger deveria ser indicado como melhor ator. Em O Cavaleiro das Trevas quem é coadjuvante é o Bale.

Marcel Gois disse...

Kamila, de nada! =D Ia ser ótimo ver o Norton em Entourage! E por enquanto meus palpites para Efeitos são Homem de Ferro, Nárnia e Benjamin Button.

Pedro Henrique, pois é, mas sabe que eu nem tinha pensado nisso até esse prêmio do AFI.. Acho que já estava acomodado na idéia que passaram dele como coadjuvante desde antes do filme ser lançado que nem parei pra pensar.

Anônimo disse...

Ainda não tinha visto esse pôster de "Smoke Jumpers", ficou bem legal - imagina se fosse um filme de verdade! Estou super ansioso para a nova temporada de "Entourage", finalmente a carreira do Vincent vai melhorar - Oscar no futuro?

Quanto aos efeitos, tenho os mesmos palpites que você: "Homem de Ferro", "Crônicas de Nárnia" e "Benjamin Button". Abs!

Sergio Deda disse...

Não sei se a Meryl ganha ou não, mas uma coisa eu digo... ou eh ela ou a Winslet...

Efeitos Visuas.. dah Benjamin, Homem de Ferro e Nárnia...

Ledger... ainda acho que eh o favorito, tendo como principais concorrentes Hoffman e Brolin... minha torcida eh por Heath...

Marcel Gois disse...

Vinícius, ficou ótimo mesmo, o pôster! =D mal acabou a temporada e tb ja estou ansioso pela proxima!!

Serginho, como vc ja sabe minha torcida eh toda da Meryl e possivelmente do Philip! =)

Matheus Pannebecker disse...

Marcel, muito legal saber que tem outro blogueiro torcendo pela Meryl Streep. E também eu torço pelos mesmos motivos que você. Ela é perfeita e eu queria ver ela vencendo o prêmio =D
Mesmo sem ter visto os trabalhos, torço completamente por ela.

Anônimo disse...

Streep é a melhor atriz da atualidade. Sempre vai merecer seus prêmios. E Heath merece mais que qualquer um ser lembrado.

Fico feliz também por terem voltado atrás da decisão da trilha de Batman, que é espetácular.

Ciao!

Hugo Bessa disse...

Eu amo Meryl Streep!!!!
Tem toda a minha torcida tb.
Eu tb sonho em ver um discurso de acredecimento dela no Oscar. Isso tem que acontecer!