!-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

24 de fevereiro de 2009

Talking About Short Films #13 | Casa de Pequenos Cubos

O curta de hoje, que tem o título original de "Tsumiki no ie", foi o vencedor do melhor curta de animação na 81ª edição do Oscar, que aconteceu no último domingo dia 22, no Oscar ele foi chamado de "La Maison en Petits Cubes".

Dirigido por Kunio Kato em animação 2D, o curta trata das memórias da vida em família de um vovô solitário. A casa onde ele mora é a mesma desde quando ele se casou, mas com uma pequena diferença. O que antes era uma casa no chão virou um amontoado de blocos empilhados, já que o Vovô constantemente constrói outros andares em função do aumento do nível da água. Uma historia simples, porém contada atráves desse belíssimo trabalho do Kato de uma forma extramamente sensível e tocante.

O cuidado na hora da escolha da excelente trilha sonora assinada por Kenji Kondô deu pelo menos metade do peso de dramaticidade requerido pelo curto, o resto é claro, ficou por conta do talento do Kunio Kato ao manusear o lápis. Lápis esse que inclusive foi lembrados na hora do discurso de agradecimento dele ao receber o Oscar, que você pode ver ou rever clicando aqui.

Além desse importatíssimo prêmio, o curta ainda levou para casa o prêmio de Best Animation at LA Shorts Fest, o Grand Prize e o Special Jury Distinction for Best Directing at International Animation Festival ANIMANIMA, o Grand Prize, o Onda Curta Prize e o Alves Costa Prize at Cinanima: International Animated Film Festival.

[Como o jeff disse nos comentários, os vídeos já foram excluídos do You Tube. Eu achei em um outro site, mas sugiro que quem não assistiu assista logo pois corre o risco de ser excluído de lá também, já que excluíram todos do You Tube e do Google Video.]

Cade de Pequenos Cubos - Parte 1

Cade de Pequenos Cubos - Parte 2

Direção e Roteiro: Kunio Katô
Ano: 2008
Duração: 12min
País: Japão

Produção: Masanori Kusakabe e Yuko Shin (Robot Communications Inc)
Musica Original: Kenji Kondô
Fotografia: Kunio Katô
Edição: Kunio Katô
Departamento de Animação:
Kunio Katô .... Artista Assistente
Kunio Katô .... Desenhista do Personagem
Kunio Katô .... Composição de Direção
Kunio Katô .... Supervisão de Layout
Kunio Katô .... Storyboard


*****

E só para lembrar, ainda espero as correções das listas do Bolão! Prazo para contestar algum erro é até quinta feira próximo, na sexta já quero entregar os selos aos vencedores!!

17 comentários:

Kau Oliveira disse...

Cara, devo confessar: tinha CERTEZA que Presto seria o vencedor. Daí quando anunciaram La Maison en Petits Cubes eu disse que provavelmente seria injusto. Meu primo olhou pra mim e disse: "não fala isso; o curta é uma obra-prima!". Vou conferir agora e tirar a prova...

Abs!

Anônimo disse...

Marcel, obrigado por postar este lindo curta. É maravilhoso! Abs.

Sergio Deda disse...

Boa Marcel.

Fabuloso curta... tocante e singelo como poucos. Adorei Presto, mas este realmente faz mais meu estilo. Seria uma boa postar agora o curta-metragem vencedor né... hauahauhaua

flws

Yuri Dias disse...

Faço as palavras do Kau, minhas. Tinha certeza de que "Presto" levaria, e achei até injusto quando vi que perdeu, mas depois de conferir, tenho que confessar, "La Maison..." é lindíssimo, adorei.

Valeu, Marcel.

Kau Oliveira disse...

Aha, pois é... Paguei com a língua. O curta é absurdamente simples, mas os traços são totalmente originais e ele se faz emocionante em poucos minutos. Acho que mereceu, viu...

Abs!

Marcel Gois disse...

Kau, eu achei bem merecido! Presto é muito legal mas esse é legal e meio. Muito bom! Abraço

Denis, de nada! O curta merece ser visto e muito divulgado! E lindo mesmo. Abraço.

Serginho, pois é! Mas nem tinha curta mesmo, aqui no bolão, e na maioria dos que eu vi! =)

Yuri, de nada! lindíssimo mesmo neh? Eu achei merecido!

Pedro Henrique Gomes disse...

Eu vi ontem, achei bacana. Mas tenho uma simpatia por Presto!

Anônimo disse...

Olha, PRESTO é genialmente hilário. Mas este aí também é MUITO digno.

Ciao!

Marcel Gois disse...

Pedro Henrique, também tenho uma simpatia por Presto, mas depois de ter assistido La Maison en Petits Cubes concordei com o prêmio. =)

Wally, põe digno nisso, eu achei o premio merecido! Mesmo adorando Presto!

Anônimo disse...

Eu pensava que "Presto" iria vencer. Ou então "Lavatory". Por isso, fiquei surpreendida quando o curta japonês foi anunciado o vencedor no Oscar. O discurso do cara responsável por esse curta foi tão bonito. Vou deixar carregando aqui para eu assistir.

Anônimo disse...

Lavatory/Lovestory também é bom. Segue o link: http://www.youtube.com/watch?v=m8eDX408WHE

Veja também This Way Up. Abs.

Anônimo disse...

Sou fã de "Presto", mas por algum motivo penso que esse aí mereceu levar também. De qualquer forma, ainda não posso ver, já que estou passando o feriado na casa dos meus pais e a net daqui é muito lenta!

Abraços. E aguardo meu selo =D

Robson Saldanha disse...

Proximo fim de semana entro aqui para ver o curta... fiquei curioso! Agora não dá... hehehe

Anônimo disse...

Parece muito bonito, pena que não está mais disponível. =/
Dos indicados só havia visto Presto, que adorei, mas achava mesmo que não fosse ganhar.

[]s!

Anônimo disse...

Marcel, prometo pensar BEM antes de mandar a minha próxima lista. hahaha

E sobre o RocknRolla, parece que sim né? Mas ele só terá um bom resultado com um bom roteirista, que mude tudo e bata de frente com Ritchie!

abração

Anônimo disse...

Marce, muito obrigado por ter avisado! Acabei de assistir. Como imaginei, é realmente lindo. E de fato a trilha é metade do filme.
Foi merecido.

[]s!

Marcel Gois disse...

Kamila, essa foi uma das categorias que nem dei muita atenção, nem sabia do que eles tavam falando! rs só procurei o curta dps que passou a premiação, presto era o único que eu já tinha assistido!

Denis, valeu pelo link, Denis! E vou procurar This Way Up também! abraço!

Vinícius, enviarei o selo amanha! Quero vê-lo no seu blog, hein!? E faz um esforço para ver o curta, pq acho que logo logo tiram do ar. abraço!

Robson, recomendo que veja logo tb, já excluiram do youtube, nao demora para tirar desse outro site.

Pedro, kkkkkk o problema de muitos foi insistir em apostar em uma alternativa, não sei se foi o seu problema também. abraçao!

Jeff, de nada! realmente muito merecido!! E muito boa a trilha! abraço!