!-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

18 de agosto de 2009

Talking About Short Films #20 | World Cinema

Em 2007 o filme "Chacun son cinema (To Each His Own Cinema)" foi exibidos em festivais para celebrar o 60º aniversário do Festival de Cannes, a coleção apresentou curtas sobre cinema feito por uma variedade surpreendente de diretores, entre eles: Takeshi Kitano, Gus Van Sant, Zhang Yimou, Jane Campion, Atom Egoyan e muitos outros. E entre esses muitos outros estão Joel Coen e Ethan Coen, que escolheu uma das estrelas de um dos filmes deles, Josh Brolin, para atuar nesse curta de 3 minutos em homenagem bem humorada ao cinema, chamado "World Cinema".

O curta deles não está presente do DVD lançado com os outros curtas dos outros diretores que participaram do projeto e até pouco tempo atrás, apenas quem esteve presente nas sessões dos festivais teve a oportunidade de ver. Mas como eu disse, isso foi até pouco tempo atrás. Essa dificuldade para os fãs foi contornada e o curta foi parar no YouTube e agora aqui no nosso blog. E quer um conselho? Aproveite. Não deixe pra ver depois por que a qualquer momento podem tirá-lo de lá!

O curta infelizmente está em inglês e com legendas em francês. Para quem entende pelo menos uma das duas línguas, ótimo. Pra quem não entende, meus sinceros "sinto muito". =/ Mas vou fazer um resuminho do curta, é basicamente o seguinte: Dan (Josh Brolin) é um rancheiro, que inclusive se assemelha muito com o personagem dele em "Onde os Fracos Não Têm Vez", que chega em um cinema onde estão exibindo "A Regra do Jogo" (La règle du jeu, 1939) de Jean Renoir e "Climas" (Iklimler, 2006) de Nuri Bilge Ceylan. Ele não consegue decidir qual dos dois assistir e resolve pedir ajudar ao funcionário do cinema, Dimitri (Grant Heslov), que fala um pouco de cada filme. Depois da conversa, Dan faz a escolha e entra na sala. No final da sessão ele sai na intenção de agradecer a indicação quando percebe que não é mais o Dimitri que está no atendimento. O curta ainda conta com a participação da Brooke Smith, a Dra. Hahn de Grey's Anatomy.

Quem viu os outros curtas que compõem o projeto afirma que esse, apesar de bem pequeno, foi um dos que mais cumpriu o objetivo de celebração do cinema. Não posso afirmar pois não vi nenhum outro além desse. Mas posso dizer que gostei muito. E espero que vocês gostem também.

World Cinema


Direção e Roteiro: Joel & Ethan Coen
Gênero: Comédia
Ano: 2007
Duração: 3'20''
País: França
Camera: Steve Lubensky

4 comentários:

Cleber Eldridge disse...

Até mesmo no curta podemos esperar algo dos Coen.

Vinícius P. disse...

Esse curta é mesmo muito bom, já tinha visto uma vez que muitas pessoas comentaram durante a última semana. Fiquei ainda mais curioso para conferir "Chacun Son Cinema".

Wally disse...

Gostei bastante do curta. Esperto.

Anônimo disse...

Err... só eu não achei grande coisa?