!-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

3 de agosto de 2009

Filmes do Mês | Julho

Quero começar pedindo desculpas aos leitores do blog por todo esse tempo que sumi. Os posts foram ficando cada vez mais raros nesse último mês por um simples motivo: férias. E com elas algumas viagens, alguns passeios, algumas várias noites perdidas e até algumas tardes e noites fazendo nada com os amigos. Mas enfim, o fato é que acabei ficando um pouco distante da internet, e meu contato com ela se resumiu à minha conta no Twitter, por ser prática, rápida e viciante. =) E btw, follow me: @marcelgois.

Hoje voltei às aulas na faculdade e junto com as aulas terei mais tempo em casa e consequentemente mais tempo para postar. Ou não. Nunca se sabe! hahahah mas tentarei pelo menos manter o ritmo que o blog vinha mantendo antes dessa férias. Porém chega de blá blá blá e vamos ao que interessa, o post de hoje é a minha lista de filmes do mês de Julho. Pra vocês verem, até filmes eu vi pouco e boa parte no cinema, quando saía com amigos hahaha. Séries eu prefiro nem comentar, tinha altos planos pra ver tudo de House e The Office e o máximo que consegui foi chegar na metade dessa última. Hahahha E olha eu desviando o assunto novamente!! Então, vamos à lista (pior do ano até agora, pela quantidade de filmes):




01. Os Imperdoáveis [Clint Eastwood, 1992] A- (9.0)
"A fotografia esperta não perde nenhum ângulo panorâmico, usa uma paleta escura que anda em paralelo com o lado sombrio dos personagens. A fotografia fica mais bonita quando Clint usa sua maturidade para dirigir as cenas de ação dramática, utilizando ângulos que passam a idéia de que somos nós que estamos na mira da espingarda. Completo, sobre a carreira de Eastwood, pode-se dizer o diretor chegou a um ponto (juntamente com Scorsese, Spielberg e principalmente Woody Allen) em que dificilmente fará um filme que não seja, no mínimo, bom. Com Os Imperdoáveis, Clint despertou um gênero fundamental para o cinema que há tempos estava adormecido. Uma bela homenagem aos seus mestres!" [Pedro Henrique, Tudo é Crítica]






02. W. [Oliver Stone, 2008] B+ (8.0)
""W." é o longa mais bem executado da carreira recente de Oliver Stone e o mais incrível é que o projeto inspirava mais uma obra mal sucedida de um diretor que nos últimos anos acabou se acostumando com as duras crísticas que recebeu a projetos irregulares. [...] "W." possui uma visão ácida, porém humana, de uma das figuras mais equivocadas da história norte-americana. O longa retrata como um homem nada brilhante como Bush conseguiu chegar à presidência de uma das maiores potências do mundo. O novo filme de Oliver Stone, torna-se o mais contundente do diretor nos últimos tempos através da ironia que emprega e da crítica sutil presente em cada evento protagonizado por George W. Bush." [Wanderley Teixeira, Espaço Lumière]

03. Inimigos Públicos [Michael Mann, 2009] B+ (8.0)
"De interessante mesmo temos a boa direção do Michael Mann (que tenta reproduzir o estilo Paul Greengrass de filmar ação, o que já virou moda hoje, em dia) e a presença dos atores, em especial a francesa Marion Cotillard – apresentando uma dicção perfeita em inglês – que conseguiu criar uma boa química com Johnny Depp (em boa aparição, mas que fica devendo um pouquinho por sua representação sem maiores nuances). [...] O longa-metragem, portanto, tem suas virtudes. Mas, assim como a polícia no enredo da película, está sempre a um passo de alcançar aquilo que vai fazer a diferença." [Matheus Pannebecker, Cinema e Argumento]


04. O Sorriso de Mona Lisa [Mike Newell, 2003] B+ (8.0)
05. Harry Potter e a Pedra Filosofal [Chris Columbus, 2001] B+ (8.0)





06. Harry Potter e o Enigma do Príncipe [David Yates] B- (7.0)
"[...] deve-se elogiar o trabalho excepcional de David Yates na direção, agora completamente a vontade com o mundo mágico criado por Rowling, corrigindo erros cometidos no longa anterior e conseguindo acertar ainda mais. Deve-se aplaudir também a parte técnica do filme. Excelente, desde os efeitos especiais – a seqüência do jogo de quabribol é perfeita – até a fotografia incrível – a seqüência da da caverna, o ataque a Toca e a cena na Torre de Astronomia são de cair o queixo de tão bem filmadas – sem esquecer da ótima trilha sonora de Nicholas Hooper, outro ponto alto do filme." [Marcelo Silva, Comentando Cinema]


07. King Kong [Peter Jackson, 2005] B- (7.0)
"A cada nova cena, somos apresentados à um nível técnico que ultrapassa o extraordinário, e a sensação que se tem ao assistir o filme é a de que os milhões de dólares investidos para transformar um antigo sonho de Peter Jackson em realidade, foram mais que suficientes para criar um dos melhores filmes de monstro de todos os tempos. As atuações também garantem boa parte do brilho creditado. Naomi Watts e Jack Black estão maravilhosos em seus papéis, enquanto que Adrien Brody, Colin Hanks e Jamie Bell demonstram apenas certa desenvoltura. E é o bastante." [Weiner Gomes, A Grande Arte]


08. For Your Consideration [Christopher Guest, 2006] B- (7.0)
09. A Era do Gelo 3 [Carlos Saldanha, 2009] B- (7.0)
10. Tentação [John Curran, 2004] B- (7.0)





11. A Proposta [Anne Fletcher, 2009] C+ (6.0)
"Tenha certeza: você irá assistir “A Proposta” sabendo exatamente como toda essa história irá terminar – afinal, dificilmente, as comédias românticas saem daquele arroz com feijão básico. A diferença aqui é que Anne Fletcher soube escalar com perfeição as peças chaves do seu elenco – além do par central, fique de olho em Betty White e Oscar Nuñez (garanto que você irá se lembrar bastante destes dois últimos). Por eles, a gente chega até a perdoar a redenção final de Margaret Tate – seria tão mais interessante (e real) ver a personagem fiel às suas raízes rígidas e, depois, fazendo, gradualmente, as mudanças necessárias em sua vida." [Kamila, Cinéfila por Natureza]

14 comentários:

Anônimo disse...

Se foram apenas esses daí, então foram poucos mesmo no mês passado. Eu vi mais que você. ;p Porém, não no cinema. Momento inveja: queria ter visto HP (por ser fã da saga), Johnny Depp de gangster (lindo!), e esse filme sobre Bush me interessou. Vou ver se encontro e assisto. Beijos!

Vinícius P. disse...

Aguardo novas postagens ;-) Dos filmes que vi:

Os Imperdoáveis: A- (9.0) *****
Harry Potter e a Pedra Filosofal: B- (8.0) ****
Harry Potter e o Enigma do Príncipe: A- (9.0) *****
King Kong: C+ (7.0) ***
For You Consideration (ou Por Trás das Câmeras, como foi lançado por aqui): C+ (7.5)

Marcelo Silva disse...

Olha só, estou vendo os novos posts dos blogs que costumo visitar e dou de cara com um trecho de um texto meu! Muito obrigado pela citação!

Quanto ao post em si, só daria uma nota [bem] mais alta para King Kong... adoro esse filme, acho que é um exemplo de remake a ser seguido.

Renan disse...

Gostei de HP6 como filme tecnico, fotografia bem feita, bem escura, efeitos muito bons, a ponte caindo nem se fala, mas a estoria como adapatação deixou a desejar, cenas inuteis como a da garçonete.

Gostei bastante de A Proposta. Filme leve, previsivel embora engraçado e com otimas atuações.

Temos ambos filmes comentados no nosso blog tambem. Da uma passada la:

http://literaturaecinema.blog.terra.com.br/

Kamila disse...

Dos que eu vi:

Os Imperdoáveis - ****
Inimigos Públicos - *** 1/2
Harry Potter e o Enigma do Príncipe - ***
King Kong - ***
For Your Consideration - *** 1/2
A Era do Gelo 3 - ** 1/2
Tentação - ** 1/2
A Proposta - ***

Valeu, aliás, pela citação!

Cleber Eldridge disse...

Eae Marcel & Breno tudo bom?
Então, estou adicionando vocês a minha barra de blogs, um grande prazer.

Bem da lista:
Os Imperdoaveis: 8,0
Hp e a Pedra Filosofal: 6,5
King Kong: 7,0

Abraço a vocês.

Luiz Henrique Oliveira disse...

De todos os filmes citados em teu post, sou muito fã do premiado trabalho de Clint Eastwood em "Unforgiven": o último western bem feito, na minha opinião; ao mesmo tempo em que considero "King Kong" um excelente remake, visualmente instigante. O elo mais fraco fica, na minha visão, entre o novo "Harry Potter" e "A Proposta", filmes aquém do que se esperavam deles. Um grande abraço!

Marcel Gois disse...

Samara, pois é, só foram esses msm. ahahahha E vamos marcar um dia pra vim todo mundo pro cinema? xD

Vinícius, tentarei postar mais. ahhaha E as notas foram bem parecidas. xD

Marcelo, de nada! =)

Renan, passarei sim. E obrigado pela visita.

Kamila, de nada. =) Só duas notas exatamente iguais, mas as outras foram bem parecidas.

Cleber, valeu. Também adicionarei o seu no nosso blogroll.

Luiz, fiquei impressionado com a qualidade do filme do Clint e olha que não sou fã do gênero. King Kong eu achei cansativo. HP foi realmente bem menos do que eu esperava e de A proposta eu nem esperava muito. hahahaha Abraço e valeu pela visita.

Airton disse...

opaaa
o do clint eh o mais foda....
inimigos publicos eh mto bom
hehe
passa nu blog

Matheus Pannebecker disse...

Desses filmes aí o que mais gosto é "King Kong", outro grandioso trabalho do Peter Jackson!
E obrigado por usar meu trecho sobre "Inimigos Públicos"! Concordamos sobre o filme, então =)

Wally disse...

Minha notas:

Os Imperdoáveis ***** [9.5]
Inimigos Públicos **** [8.5]
O Sorriso de Mona Lisa *** [7.0]
Harry Potter e a Pedra Filosofal **** [8.0]
Harry Potter e o Enigma do Príncipe ***** [9.0]
King Kong ***** [9.5]
A Proposta *** [7.0]

Wally disse...

Esqueci de:
Por Trás das Câmeras *** [7.0]
A Era do Gelo 3 *** [7.5]
Tentação *** [6.5]

Marcel Gois disse...

Airton, passei sim. =)

Matheus, de nada. E com certeza concordamos sobre o filme. =)

Wally, só duas notas foram exatamente iguais, mas a margem de diferença era, a maioria, entre 0,5 e 1! concordamos bastante então. =)

Unknown disse...

Oi, Marcel!
Minhas notas são as seguintes:
Os Imperdoáveis: 8,0
W: 2,0 (odiei esse filme)
Inimigos Públicos: 8,0
O Sorriso de Monalisa: 6,0
Harry Potter e a Pedra Filosofal: 8,0
Harry Potter e Enigma do Príncipe: 5,5
King Kong: 7,5
Tentação: 5,0
Era do Gelo 3: 5,0
Tomara que você consiga manter o blog normalizado, a partir de agora! :-)
Abraço!