!-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

30 de agosto de 2009

Talking About Short Films #21 | Signs

Patrick Hughes é um diretor que mora em Sydney na Austrália e recentemente dirigiu esse curta, que divulgo aqui hoje, um dos vencedores do Cannes Lions 2009. Ele fez o filme para um festival chamado "Schweppes Online Short Film festival" e foi idealizado junto com Publicis Mojo e RadicalMedia.

O curta fala basicamente sobre comunicação. No caso dos personagens, uma comunicação à distância, sem sons, apenas por palavras e sinais. Algo cada vez mais comum com o avanço da internet no nosso meio social. É uma ode aos relacionamentos nos tempos modernos, cheio de virtualidade, distanciamento, medo e insegurança.

Um curta simples, mas muito bonito e com uma sensibilidade muito aflorada. Uma trilha sonora incrível, que é 'age' como se fosse mais um personagem e desempenha um papel importante nessa pequena obra prima. Altamente recomendável.

Aliás, dica do @victornassar via Twitter


"Signs"


Direção e Roteiro: Patrick Hughes
Gênero: Romance
Ano de Produção: 2008
Tempo de Duração: 12 minutos
País: Austrália


Elenco: Kestie Morassi (Stacey) e Nick Russell (Jason)
Leia Mais ››

25 de agosto de 2009

BreakTime #13 | Selos

Essa semana o Talking About Movies foi presenteado com alguns selos. Amigos blogueiros e parceiros que sempre nos dão a honra de um comentário ou até mesmo apenas uma visita e além disso ainda nos presenteia com excelentes posts em seus respectivos blogs.

Esse primeiro selo, o "Vale a pena ficar de olho nesse blog", foi indicação de um dos novos parceiros do nosso blog, o Gabriel do blog "Um Olhar na Tela" e foi também indicação de um velho parceiro, o Pedro Tavares do "Cinema O Rama", que inclusive mudou de cara há um tempinho e o que já era bom ficou ainda melhor! =) Muito obrigado, aos dois pelo reconhecimento e pela confiança depositada no blog. Valeu mesmo! Mas enfim, vamos ao que interessa agora. As regras do selos são as seguintes:

1 – Linkar o blog que te indicou [ok]
2 – Indicar 10 Blogs que valem a pena serem seguidos

- A Grande Arte
- Blog do Vinícius
- Cenas de Cinema
- Cinema e Argumento
- Cinéfila por Natureza
- Comentando Séries
- Cult Pop Show
- Eu Série
- Museu do Cinema
- Receio de Remorso


*****

O outro selo foi o "MasterBlog" presente também do Pedro Tavares, do já citado "Cinema O Rama", e do problemático Jeff do "Receio de Remorso", sim, problemático por que uma pessoa que não coloca muita fé em um blog daquele só pode ter problemas! hahahahah Sério, visitem (os dois blogs) e confiram vocês mesmo se não fazem jus ao selo. Mas então, obrigado ao Pedro mais uma vez por esse selo, e obrigado também ao Jeff, claro. Como disse o Jeff em agradecimento no blog dele, a recíproca é verdadeira e acho que vocês sabem disso! =) E agora voltando ao selo, essas são as regras:
1. Postar o selo. [ok]
2. Colocar no seu post o nome do blog que te indicou ao prêmio. [ok]
3. Escrever uma mensagem de agradecimento ao blogueiro que te indicou. [ok]
4. Abaixo do selo descrever 5 características suas.
[Pele clara, cabelos preto, nem alto nem baixo, nem gordo nem magro e olhos castanhos e ae, tá afim de tc? ;) hahaha]
5. Indicar o prêmio a 5 ou mais blogs para receber o selo.

- Cine Vita
- Moviemento
- Publicando!
- Raining Frogs
- Tudo é Crítica

Indiquei blogs diferentes nos selos para aumentar a variedade de parceiros indicados, mas lembrando que todos os blogs do nosso Roll são de alta qualidade e merecem nosso reconhecimento e uma visitinha de vocês! Mais uma vez, obrigado pelas indicações, é sempre um incentivo receber esse tipo de reconhecimento principalmente de parceiros como vocês. =)
Leia Mais ››

21 de agosto de 2009

Estréias da Semana #1

Coluna nova aqui no blog. Toda sexta tentarei atualizar essa seção com as novidades da semana nos cinemas brasileiro, de preferência, claro. Mas eventualmente alguma estréia internacional pode entrar na lista também, por que não né? Mas essa semana ficaremos com as estréias nos cinemas tupiniquins.


01. Se Beber, Não Case! (The Hangover)
Direção: Todd Phillips
Roteiro: Jon Lucas, Scott Moore
Elenco: Jeffrey Tambor, Heather Graham, Justin Bartha, Gillian Vigman, Bradley Cooper, Ed Helms, Mike Tyson, Zach Galifianakis, Rachael Harris.
Origem: Alemanha / EUA

Sinopse: Dois dias antes do casamento, Doug e três amigos vão para Las Vegas passar uma noite inesquecível. Quando os três padrinhos de casamento acordam no dia seguinte, explodindo de dor de cabeça, não conseguem se lembrar de nada. O luxuoso quarto de hotel está um caos e o noivo simplesmente desapareceu. Sem a menor ideia do que pode ter acontecido e correndo contra o tempo, o trio precisa refazer os passos da noite anterior até descobrir quando as coisas começaram a desandar e, de preferência, levar Doug de volta a Los Angeles a tempo para o casamento.

Em cartaz: AL, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PR, RJ, RN, RS, SC, SE, SP



02. Veronika Decide Morrer (Veronika Decides to Die)
Direção: Emily Young
Roteiro: Paulo Coelho (livro), Larry Gross (roteiro), Roberta Hanley (roteiro)
Elenco: David Thewlis, Jonathan Tucker, Melissa Leo, Sarah Michelle Gellar, Erika Christensen, Florencia Lozano
Origem: EUA

Sinopse: Veronika é uma bela jovem em seus vinte e poucos anos, com um bom trabalho e um apartamento em Nova York. Porém, para ela as pessoas são frias e vazias. Ela não aceita a idéia de viver uma vida sem sentido. Assim, Veronika decide morrer com uma overdose de calmantes. Ao acordar de um coma em uma clínica descobre que terá apenas uma semana de vida. Nesta adaptação da mais peculiar obra de Paulo Coelho vemos como a morte pode provocar intensas transformações em nossa visão da vida.

Em cartaz: BA, CE, DF, MA, MG, PB, PE, PR, RJ, RS, SP



03. Manhã Transfigurada (Manhã Transfigurada)
Direção: Sérgio de Assis Brasil
Roteiro: Luiz Antônio de Assis Brasil (romance), Marcelo Esteves (roteiro)
Elenco: Rafael Sieg, Paulo Saldanha, Manuela do Monte, Denise Copetti, Pedro Gil, Pedro Freire Junior, Mariza Rodrigues, Nara Maia
Origem: Brasil

Sinopse: No final do século 19, quando as grandes propriedades são sinônimo de poder e a Igreja representa a autoridade moral, jovem é obrigada a casar com um rico estancieiro para resgatar a posição social de sua família. Porém, na noite de núpcias, seu marido descobre que ela não é virgem. Aprisionada e recebendo apenas as visitas do padre e do sacristão, ela envolve-se em um triângulo amoroso, marcado por paixões que desafiam a fé e a razão.

Em cartaz: SP


04. Juízo Final (Doomsday)
Direção: Neil Marshall
Roteiro: Neil Marshall
Elenco: Bob Hoskins, Adrian Lester, Alexander Siddig, Rhona Mitra, MyAnna Buring, David O`Hara, Malcolm McDowell
Origem: Inglaterra / EUA / África do Sul

Sinopse: Em 2008 uma doença pândemica ameaça extinguir toda a raça humana. Para muitos no Reino Unido — o epicentro do surto — o final está perto e milhões de pessoas estão infectadas pelo vírus Ceifador na Escócia. O Governo não tem outra alternativa senão declarar o país uma “zona quente” e deixar a população em quarentena com a esperança de controlar e fazer com que o vírus Ceifador não se espalhe. Isolada do resto do mundo, o que uma vez foi a Escócia é agora uma Terra de Ninguém. Um quarto de século depois, com um novo surto do vírus Ceifador ressurgindo em uma Londres cheia de gente, fica claro que os melhores planos do governo deram completamente errado. O Chefe do Departamento de Segurança Doméstica, Bill Nelson, é informado pelo Primeiro Ministro que ainda existem sobreviventes na Escócia, o que significa que existe então uma cura. Nelson rapidamente reúne um time de especialistas para se aventurar na terra abandonada e recuperar a vacina para o vírus Ceifador.

Em cartaz: BA, DF, ES, GO, MG, RJ, SP



05. A Onda (Die Welle)
Direção: Dennis Gansel
Roteiro: Dennis Gansel
Elenco: Max Riemelt, Dennis Gansel, Jürgen Vogel, Frederick Lau, Jennifer Ulrich, Christiane Paul, Jacob Matschenz

Sinopse: Professor propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo. Em pouco tempo, seus alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério o professor decide interrompê-lo, mas aí já é tarde demais.

Em cartaz: DF, MA, MG, PB, PR, RJ, SP



06. A Teta Assustada (La Teta Asustada)
Direção: Claudia Llosa
Roteiro: Claudia Llosa
Elenco: Magaly Solier, Susi Sánchez, Efraín Solís, Marino Ballón, Antolín Prieto

Sinopse: Um país reprimido que só pode se expressar através do inconsciente: seus mitos, seus medos, seus traumas. O corpo de uma mulher expressa o vazio que precisa ser preenchido; a angústia que precisa se acalmar; o pavor de encontrar algo diferente, de perder o controle.


Em cartaz: CE, DF, GO, MG, PR, RJ, RS, SP



Fonte: Cinema em Cena e Interfilmes.
Leia Mais ››

18 de agosto de 2009

Talking About Short Films #20 | World Cinema

Em 2007 o filme "Chacun son cinema (To Each His Own Cinema)" foi exibidos em festivais para celebrar o 60º aniversário do Festival de Cannes, a coleção apresentou curtas sobre cinema feito por uma variedade surpreendente de diretores, entre eles: Takeshi Kitano, Gus Van Sant, Zhang Yimou, Jane Campion, Atom Egoyan e muitos outros. E entre esses muitos outros estão Joel Coen e Ethan Coen, que escolheu uma das estrelas de um dos filmes deles, Josh Brolin, para atuar nesse curta de 3 minutos em homenagem bem humorada ao cinema, chamado "World Cinema".

O curta deles não está presente do DVD lançado com os outros curtas dos outros diretores que participaram do projeto e até pouco tempo atrás, apenas quem esteve presente nas sessões dos festivais teve a oportunidade de ver. Mas como eu disse, isso foi até pouco tempo atrás. Essa dificuldade para os fãs foi contornada e o curta foi parar no YouTube e agora aqui no nosso blog. E quer um conselho? Aproveite. Não deixe pra ver depois por que a qualquer momento podem tirá-lo de lá!

O curta infelizmente está em inglês e com legendas em francês. Para quem entende pelo menos uma das duas línguas, ótimo. Pra quem não entende, meus sinceros "sinto muito". =/ Mas vou fazer um resuminho do curta, é basicamente o seguinte: Dan (Josh Brolin) é um rancheiro, que inclusive se assemelha muito com o personagem dele em "Onde os Fracos Não Têm Vez", que chega em um cinema onde estão exibindo "A Regra do Jogo" (La règle du jeu, 1939) de Jean Renoir e "Climas" (Iklimler, 2006) de Nuri Bilge Ceylan. Ele não consegue decidir qual dos dois assistir e resolve pedir ajudar ao funcionário do cinema, Dimitri (Grant Heslov), que fala um pouco de cada filme. Depois da conversa, Dan faz a escolha e entra na sala. No final da sessão ele sai na intenção de agradecer a indicação quando percebe que não é mais o Dimitri que está no atendimento. O curta ainda conta com a participação da Brooke Smith, a Dra. Hahn de Grey's Anatomy.

Quem viu os outros curtas que compõem o projeto afirma que esse, apesar de bem pequeno, foi um dos que mais cumpriu o objetivo de celebração do cinema. Não posso afirmar pois não vi nenhum outro além desse. Mas posso dizer que gostei muito. E espero que vocês gostem também.

World Cinema


Direção e Roteiro: Joel & Ethan Coen
Gênero: Comédia
Ano: 2007
Duração: 3'20''
País: França
Camera: Steve Lubensky
Leia Mais ››

5 de agosto de 2009

Cine News #6 | Miscellaneous

Trailer de "Um Olhar no Paraíso"

Clique na imagem acima para ver o trailer

Baseado no best seller de Alice Sebold, o filme conta a história de uma garota de 14 anos que é estuprada e morta e após o seu assassinato, acompanha do céu como sua família e seus amigos se recuperam de sua perda, ao mesmo tempo que observa as tentativas frustradas da polícia em descobrir a identidade do sujeito que a matou. O drama foi escrito e dirigido por Peter Jackson e no elenco conta com Mark Wahlberg, Rachel Weisz, Susan Sarandon, Stanley Tucci, Michael Imperioli e Saoirse Ronan.

O longa deve chegar aqui no Brasil em janeiro de 2010.




"Menino no Espelho" é o escolhido no Pitching do Festival do Ceará

Nessa última terça-feira aconteceu o encerramento do 19º Festival do Ceará e para fechar o festival com chave de outro a Globo Filmes selecionou um roteiro, dentre 257 inscritos de 16 estados brasileiros, para receber R$ 20 mil para o desenvolvimento de um longa de ficção. Destes, 161 passaram para a segunda fase, de onde restaram os cinco finalistas para a defesa oral.

O selecionado foi o roteiro de “Menino no Espelho” (MG), de Guilherme Fiuza. Insipirado no livro homônimo de Fernando Sabino, o roteiro conta a história da infância do autor em Belo Horizonte, na década de 20. A história é narrada, com sotaque mineiro, pela criança Sabino e, portanto bastante fantasiosa. Todo seu mundo imaginário é relatado com muita simplicidade, contando desde como, depois de um sonho, ele aprendeu a voar como os pássaros, e ensinou uma galinha a falar, até como ele tentou salvar sua galinha, Fernanda da panela, como brigar com a empregada, escondê-la etc.

Já é o segundo ano que a Globo Filmes realiza o pitching nacional em parceria com o Cine Ceará. Ano passado, "O Pai da Rita", argumento de Di Moretti foi o selecionado e atualmente o filme , que será dirigido por Joel Zito Araújo, da produtora Casa de Criação, aguarda o resultado do edital da Petrobras. Di Moretti e Joel Zito Araújo repetem a parceria de "Filhas do Vento" (2004).



DiCaprio contará história da Chapeuzinho Vermelho

De acordo com a Variety, o ator Leonardo DiCaprio, está preparando uma adaptação diferente do clássico "Chapeuzinho Vermelho", a história conhecida internacionalmente e criada pelos Irmãos Grimm no século XIX (que já ganharam uma cinebiografia: "Os Irmãos Grimm") terá uma pegada gótica, e deve ser escrita por David Leslie Johnson, autor do terror "A Órfã", que estreia por aqui em setembro.

O projeto está sendo desenvolvido pela Appian Way (produtora de DiCaprio), mas ainda não foi confirmado se DiCaprio atuará no longa, como ocorreu com o suspense "Paciente 67" (Shutter Island), também produzido pela companhia do ator que será estrelado por ele e dirigido por Martin Scorsese.

(via Cineclick)




Michael C. Hall em "East Fifth Bliss"

A estrela de Dexter será o protagonista do indie "East Fifth Bliss," dirigido por Michael Knowles(que já dirigiu a Melissa Leo em "One Night") e previsto para 2010. Hall viverá um homem de 35 anos cuja vida estática é comicamente revelada quando ele se vê apaixonado pela filha de 18 anos de uma antiga colega de escola.

O roteiro foi adaptado por Knowles e Douglas Light de um romance do próprio Douglas e de mesmo títlulo do filme, que inclusive foi vencedor do Benjamin Franklin Award for Fiction em 2007. As filmagens deve começar em outubro em New York.

Michael C. Hall também está no thriller "Gamer", da Lionsgate/Lakeshore, estrelado pelo Gerard Butler, que deve entrar em cartaz ainda em outubro desse ano.

(via Variety)




Posters

The Informant, Beeswax, The Open Road e Avatar

The Informant
é um filme de Steven Soderbergh e estrelado pelo Matt Damon, que narra a história de um funcionário da empresa agricultora Archer Daniels Midland que decidiu ajudar o FBI como informante para desvendar uma conspiração criminosa mundial envolvendo a corporação. Tem data de estréia no Brasil prevista para setembro desse ano ainda.

Beeswax com a direção de Andrew Bujalski, se passa na cidade de Austin, Texas, e se concentra nas dúvidas e angústias de duas irmãs gêmeas e do namorado de uma delas. Uma é atleta e procura por trabalho e a outra é paraplégica e dona de uma loja de antiguidades. Enquanto uma tenta decidir se vai ou não para fora do país ensinar inglês, a outra teme ser processada pelo sócio, quando consegue ajuda de um ex-namorado, recriando os laços entre eles. Sem previsão de estreia no Brasil, ainda.

The Open Road, dirigido pelo Michael Meredith e estrelado por Jeff Bridges e Justin Timberlake, narra a história de um jovem que tenta refazer seus laços com o pai, um lendário atleta e ao mesmo tempo em que tenta trazê-lo de volta para casa para cuidar de sua mãe doente. Também sem previsão de estreia no Brasil.

Avatar, é o tão aguardado filme do James Cameron, o filme conta a história de um veterano de guerra paraplégico, que é levado em uma missão à Pandora, um planeta habitado pelos Navi, uma raça humanóide que possui cultura e idioma próprios. O encontro com esses seres muda a vida dele para sempre. Em declaração recente no Comic-Con, a 20th Century Fox divulgou que dia 21 de agosto será lançado o primeiro trailer da nova grande obra de Cameron. E o filme tem data de estreia mundial marcada para 18 de dezembro deste ano.
Leia Mais ››

3 de agosto de 2009

Filmes do Mês | Julho

Quero começar pedindo desculpas aos leitores do blog por todo esse tempo que sumi. Os posts foram ficando cada vez mais raros nesse último mês por um simples motivo: férias. E com elas algumas viagens, alguns passeios, algumas várias noites perdidas e até algumas tardes e noites fazendo nada com os amigos. Mas enfim, o fato é que acabei ficando um pouco distante da internet, e meu contato com ela se resumiu à minha conta no Twitter, por ser prática, rápida e viciante. =) E btw, follow me: @marcelgois.

Hoje voltei às aulas na faculdade e junto com as aulas terei mais tempo em casa e consequentemente mais tempo para postar. Ou não. Nunca se sabe! hahahah mas tentarei pelo menos manter o ritmo que o blog vinha mantendo antes dessa férias. Porém chega de blá blá blá e vamos ao que interessa, o post de hoje é a minha lista de filmes do mês de Julho. Pra vocês verem, até filmes eu vi pouco e boa parte no cinema, quando saía com amigos hahaha. Séries eu prefiro nem comentar, tinha altos planos pra ver tudo de House e The Office e o máximo que consegui foi chegar na metade dessa última. Hahahha E olha eu desviando o assunto novamente!! Então, vamos à lista (pior do ano até agora, pela quantidade de filmes):




01. Os Imperdoáveis [Clint Eastwood, 1992] A- (9.0)
"A fotografia esperta não perde nenhum ângulo panorâmico, usa uma paleta escura que anda em paralelo com o lado sombrio dos personagens. A fotografia fica mais bonita quando Clint usa sua maturidade para dirigir as cenas de ação dramática, utilizando ângulos que passam a idéia de que somos nós que estamos na mira da espingarda. Completo, sobre a carreira de Eastwood, pode-se dizer o diretor chegou a um ponto (juntamente com Scorsese, Spielberg e principalmente Woody Allen) em que dificilmente fará um filme que não seja, no mínimo, bom. Com Os Imperdoáveis, Clint despertou um gênero fundamental para o cinema que há tempos estava adormecido. Uma bela homenagem aos seus mestres!" [Pedro Henrique, Tudo é Crítica]






02. W. [Oliver Stone, 2008] B+ (8.0)
""W." é o longa mais bem executado da carreira recente de Oliver Stone e o mais incrível é que o projeto inspirava mais uma obra mal sucedida de um diretor que nos últimos anos acabou se acostumando com as duras crísticas que recebeu a projetos irregulares. [...] "W." possui uma visão ácida, porém humana, de uma das figuras mais equivocadas da história norte-americana. O longa retrata como um homem nada brilhante como Bush conseguiu chegar à presidência de uma das maiores potências do mundo. O novo filme de Oliver Stone, torna-se o mais contundente do diretor nos últimos tempos através da ironia que emprega e da crítica sutil presente em cada evento protagonizado por George W. Bush." [Wanderley Teixeira, Espaço Lumière]

03. Inimigos Públicos [Michael Mann, 2009] B+ (8.0)
"De interessante mesmo temos a boa direção do Michael Mann (que tenta reproduzir o estilo Paul Greengrass de filmar ação, o que já virou moda hoje, em dia) e a presença dos atores, em especial a francesa Marion Cotillard – apresentando uma dicção perfeita em inglês – que conseguiu criar uma boa química com Johnny Depp (em boa aparição, mas que fica devendo um pouquinho por sua representação sem maiores nuances). [...] O longa-metragem, portanto, tem suas virtudes. Mas, assim como a polícia no enredo da película, está sempre a um passo de alcançar aquilo que vai fazer a diferença." [Matheus Pannebecker, Cinema e Argumento]


04. O Sorriso de Mona Lisa [Mike Newell, 2003] B+ (8.0)
05. Harry Potter e a Pedra Filosofal [Chris Columbus, 2001] B+ (8.0)





06. Harry Potter e o Enigma do Príncipe [David Yates] B- (7.0)
"[...] deve-se elogiar o trabalho excepcional de David Yates na direção, agora completamente a vontade com o mundo mágico criado por Rowling, corrigindo erros cometidos no longa anterior e conseguindo acertar ainda mais. Deve-se aplaudir também a parte técnica do filme. Excelente, desde os efeitos especiais – a seqüência do jogo de quabribol é perfeita – até a fotografia incrível – a seqüência da da caverna, o ataque a Toca e a cena na Torre de Astronomia são de cair o queixo de tão bem filmadas – sem esquecer da ótima trilha sonora de Nicholas Hooper, outro ponto alto do filme." [Marcelo Silva, Comentando Cinema]


07. King Kong [Peter Jackson, 2005] B- (7.0)
"A cada nova cena, somos apresentados à um nível técnico que ultrapassa o extraordinário, e a sensação que se tem ao assistir o filme é a de que os milhões de dólares investidos para transformar um antigo sonho de Peter Jackson em realidade, foram mais que suficientes para criar um dos melhores filmes de monstro de todos os tempos. As atuações também garantem boa parte do brilho creditado. Naomi Watts e Jack Black estão maravilhosos em seus papéis, enquanto que Adrien Brody, Colin Hanks e Jamie Bell demonstram apenas certa desenvoltura. E é o bastante." [Weiner Gomes, A Grande Arte]


08. For Your Consideration [Christopher Guest, 2006] B- (7.0)
09. A Era do Gelo 3 [Carlos Saldanha, 2009] B- (7.0)
10. Tentação [John Curran, 2004] B- (7.0)





11. A Proposta [Anne Fletcher, 2009] C+ (6.0)
"Tenha certeza: você irá assistir “A Proposta” sabendo exatamente como toda essa história irá terminar – afinal, dificilmente, as comédias românticas saem daquele arroz com feijão básico. A diferença aqui é que Anne Fletcher soube escalar com perfeição as peças chaves do seu elenco – além do par central, fique de olho em Betty White e Oscar Nuñez (garanto que você irá se lembrar bastante destes dois últimos). Por eles, a gente chega até a perdoar a redenção final de Margaret Tate – seria tão mais interessante (e real) ver a personagem fiel às suas raízes rígidas e, depois, fazendo, gradualmente, as mudanças necessárias em sua vida." [Kamila, Cinéfila por Natureza]
Leia Mais ››