!-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

15 de janeiro de 2015

O Brasil no Oscar

O documentário "O Sal da Terra", que representa o Brasil no Oscar 2015, fala sobre o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. O filme foi dirigido pelo alemão Win Wenders e pelo brasileiro Juliano Salgado, filho de Sebastião.



Parceria entre França, Brasil e Itália,  o documentário "O Sal da Terra", conta um pouco da longa trajetória do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado e apresenta seu ambicioso projeto "Gênesis", expedição que tem como objetivo registrar, a partir de imagens, civilizações e regiões do planeta até então inexploradas.

Os bastidores desse projeto são revelados pelas lentes cinematográficas de Wim Wenders e do próprio filho de Sebastião Salgado, Juliano Ribeiro Salgado, e resume mais de quatro décadas de viagens por todo o mundo, nos quais o brasileiro visitou áreas virgens e isoladas de todo contato humano.

Vitorioso no Prêmio do Júri na Mostra "Um Certo Olhar" no Festival de Cannes 2014, o documentário foi indicado hoje, para o Oscar 2015. O anúncio foi feito nesta manhã (15.01) pela Academia de Hollywood.

Entre os outros indicados estão "Citizen Four", sobre o vazamento de segredos dos EUA por Edward Snowden, "Finding Vivian Maier", "Last days" e "Virunga".

Esta não foi a primeira indicação do Brasil no Oscar nessa categoria específica. Em 2010 o documentário, Lixo Extraordinário, de Lucy Walker e Angus Aynsley, também recebeu uma indicação.


Alegria para uns, tristeza para outros.


O curta brasileiro "O Caminhão do Meu Pai", de Mauricio Osaki, primeira colaboração da história do cinema entre Brasil e Vietnã, conta a história da pequena Mai Vy, uma menina vietnamita que tem um dia ruim na escola e tem de passar o dia com o pai, que dirige seu caminhão pelas estradas do Vietnã, onde transporta agricultores pelos campos de arroz do país. Ele a nomeia sua assistente e ela passa a recolher o dinheiro dos passageiros. Tudo vai bem até que ela descobre uma segunda atividade de seu pai. É então que percebe que certo e errado são conceitos amplos, tão vastos quanto as planícies de sua terra.


Este projeto foi selecionado para o Festival de Berlim 2013 e estava entre os pré-indicados, na categoria de Melhor Curta-Metragem em 'Live-Action', mas infelizmente ficou fora da lista final.


Clique aqui e veja um vídeo que fala sobre o curta, apresentado pela Assistente de Direção do próprio curta, Flávia Guerra.

Os indicados foram:
Aya
Boogaloo and Graham
Butter Lamp (La Lampe au Beurre de Yak)
Parvaneh
The Phone Call



A única indicação do Brasil nesta categoria do Oscar foi em 2004, por Uma História de Futebol, de Paulo Machline.


Nenhum comentário: