!-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

19 de dezembro de 2010

Talking About Short Films #25 | Eu Não Quero Voltar Sozinho

Eu Não Quero Voltar Sozinho (Brasil, 2010)
Direção: Daniel Ribeiro
Gênero: Drama

por Marcel Gois

Não é surpresa pra ninguém (que nos acompanha) que curtas também tem espaço garantido aqui no blog, assim como teve na 5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos que aconteceu aqui em Aracaju até o última quinta-feirta (16/12). E é justamente sobre um dos curtas exibidos na mostra que venho falar aqui hoje. "Eu Não Quero Voltar Sozinho" conta em 17 min um pouco sobre a dia a dia de Leornardo (Ghilherme Lobo), um adolescente cego que se depara com uma mudança em sua rotina depois da chegada de um novo aluno em sua escola. Ao mesmo tempo em que ele tenta lidar com o ciúme da sua melhor amiga Giovana (Tess Amorim), Leo tenta entender os sentimentos despertados pelo seu novo amigo Gabriel (Fábio Audi).

É Daniel Ribeiro (diretor de Café Com Leite, que já passou por aqui) mais uma vez abordando o tema homosexualidade em seu trabalho. Dessa vez sob uma ótica diferente. Se no premiado "Café com Leite" os protagonistas já eram adultos e sabiam muito bem o que queriam pra suas vidas amorosas, aqui, em "Eu Não Quero Voltar Sozinho", a descoberta do desejo pela pessoa do mesmo sexo é a 'bola' da vez. Devo dizer que admiro a capacidade do Daniel em conseguir tratar o tema com tanta sutileza unindo questões socialmente relevantes e, aqui em especial, admiro ainda a coragem em trata o tema sob uma ótica quase infantil e conseguir fazer um trabalho digno de todos os elogios.

Pré adolescentes descobrindo o amor, carinho e respeito por uma pessoa do mesmo sexo. Filmado de uma forma linear e condizente com o trabalho sutil do Daniel, já visto no seu curta anterior, como se um derivasse do outro. Um curta simples e bem produzido, com uma direção segura e um roteiro eficiente, sem se tornar piegas em momento algum, tudo muito discreto e de bom gosto. Mais do que recomendado!

Já fiquei sabendo que existe um projeto pra transformar o curta em longa metragem. É esperar pra ver. Eu sou team Daniel Ribeiro. Tiro o chapéu pra ele e espero mais coisas boas sempre.

2 comentários:

Pedro Tavares disse...

Muito bom ver o blog em atividade! :)

Rodrigo Mendes disse...

Curioso para o longa metragem! Esse curta é uma graça, muito bom mesmo!
Abs.
Rodrigo
http://cinemarodrigo.blogspot.com/