!-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

13 de julho de 2009

A Era do Gelo 3

Título Original: Ice Age: Dawn of the Dinosaurs

País de Origem: EUA
Gênero: Animação
Ano de Lançamento: 2009
Direção: Carlos Saldanha

Em a Era do Gelo 3, Manny e Ellie estão de volta às telonas com a chegada de seu primeiro bebê mamute. Diego, o tigre, decide que a vida em família não é para ele e decide partir, enquanto Sid, resolve ter sua própria família, e ‘adota’ 3 ovos gigantes. O problema é que a mamãe biológica dos trigêmeos não gosta muito da idéia e sequestra a preguiça para um mundo completamente desconhecido por aquela turma. E além de tudo isso ainda tem a volta do Scrat que ainda tenta agarrar a sua noz fujona (e, no meio a tanta confusão, quem sabe, de quebra, ele consegue agarrar também seu grande amor).

O resgate de Sid é o que impulsiona todo o filme, ver o empenho dos personagens para conseguir recuperar o amigo diverte e rende bons momentos ao filme, mas as melhores cenas para mim não fizeram parte dessa “mola principal" (como por exemplo naquela cena em que os bebês adotados pelo Sid estão brincando no parquinho). Visualmente falando é impossível não notar a evolução do trabalho da produção. E confesso que enquanto assistia aquilo numa sala de cinema comum, não conseguia parar de invejar a experiência única que deve ter sido para quem conseguiu assistir ao filme em 3D. Já que esse deve mesmo ser o grande diferencial da animação, que apesar de super feita e caprichada, é completamente desnecessária.

Sim, desnecessária por que a história anda pouco, vai do lugar nenhum a lugar algum o bom é que não demora, o que já é um ponto a favor da animação, que até que é enxutinha. Durante o filme a única 'evolução' na história é a chegada do Buck, uma doninha caçadora de dinossauros. Ela deu um gás (literalmente) na história dessa continuação e ajudou a evitar que a coisa ficasse na mesmice. Outra idéia legal foi ter levado a franquia para um visual menos gelado e mais chamativo, recurso que pode ter agradado aos pequenos, que por sinal, mais uma vez, saem do cinema prejudicados pelo excesso de piadas para “gente grande”, está cada vez mais difícil encontrar uma animação que fale a língua das crianças. A linha de contato entre o gênero e a gurizada está cada vez mais se atenuando e dessa vez, mais do que nunca nessa franquia, o foco foi mesmo o aspecto visual, talvez por isso o apelo para o recurso 3D. Alguma coisa tinha que chamar a atenção desse público, já que pelos diálogos não iam conseguir.

Mas enfim, apesar de tudo a diversão é garantida, principalmente para os mais grandinhos, e digo isso com toda certeza por que na sessão que eu estava pra cada 1 adulto tinha pelo menos umas 2 crianças, e as risadas dos pequenos eram escassas na sala. Se limitando mesmo, principalmente, aos momentos de comédia mais “escancarada” da animação. Ah, e outra coisa que pra mim faz perder pelo menos 20% do encanto do filme é a dublagem, já vi algumas animações legendadas e depois vi as mesmas dubladas e ainda prefiro as com legendas, é uma pena que não chegue fita legendada dessas animações pelos cinemas daqui. Mas mesmo assim, esse seria apenas mais um aspecto notado e apreciado pelos mais crescidinhos, então tudo bem, dá pra relevar.

Cotação: 7,0

9 comentários:

Vinícius P. disse...

Obviamente o maior objetivo do longa foi render milhões nas bilheterias, mas ainda assim pode ser que tenha um resultado positivo. Gostei do primeiro e acho o segundo descartável - mas ainda quero ver esse por causa do Saldanha.

Kamila disse...

Eu vou assistir a este filme amanhã. Depois de fazer isso, leio a crítica de vocês e comento com calma.

Airton disse...

opaa...dizem estar excelente vamos ver neh

http://publicandobr.blogspot.com/2009/07/famosa-imagem-de-humphrey-bogart.html

Robson Saldanha disse...

Eu não gostei muito, preferi o segundo... achoq ue tão elogiando muito algo que nem é tanto assim!

Fred Burle disse...

Marcel, não sinta inveja. A versão 3D não acrescentou em absolutamente nada ao filme. Não teve nenhum cena em que o 3D fizesse realmente efeito. Foi puro modismo/oportunismo colocar o filme nesse formato. O 3D já fez efeito em Monstros Vs Alienígenas (apesar de o filme não ter sido tão bom) e (espero) fará muito mais efeito em Up. Mas mesmo assim, A Era do Gelo 3 foi divertido. E só.

Abraço!

Pedro Henrique Gomes disse...

Não vi o segundo ainda, então vou deixar passar esse no cinema.

Abs!

Wanderley Teixeira disse...

Assisti em 3-D pela experiência, mas nunca gostei da série. Ela me ganha somente pelo esquilo Scratch e sua incansável luta pela avelã! Só e mais nada.

Roberto Simões disse...

Não vi em 3D, infelizmente, mas gostei bastante do filme! A saga ICE AGE continua com vigor!

Cumps.
Filipe Assis
CINEROAD - A Estrada do Cinema

Jonathan Rodrigues disse...

opa
gostei deste filme, mas realmente a preocupação das animações com estas piadas "exclusivas para adultos" tem hora que incomoda


caso se interesse, eu postei uma critica do filme no meu blog

abraço